05 maio 2006

Uma homenagem a quem merece...

Professor Neca... claramente só podia estar a falar duma pessoa; duma e uma só pessoa que nestes dias tem merecido atenção mas que no passado já atingiu metas e deu-nos memórias iningualáveis (a alguém há-de ter dado), falo pois claro do grande: Professor Neca. Para muitos desconhecido, para a maioria uma paródia, para alguns um treinador de qualidade, para poucos um santo milagreiro, para mim: um ícone! Também conhecido como o ornitólogo do futebol este mestre é o especialista de fazer o Desportivo das Aves (um clube deveras irritante com equipamento à Leixões) subir de divisão e depois é despedido ou vai-se embora e lá volta ele (o Aves não o Neca) a descer. O Professor Neca é para mim uma inspiração e o primeiro dos treinadores teóricos agora tão na moda, veja-se o caso do famigerado e idolatrado Manuel Machado, mas este é que é o verdadeiro! o genuíno!

Vou-vos falar um pouco da história deste homem, dentro duma equipa téncica ele já fez tudo e já esteve em todo o lado: foi treinador do Penafiel, do Salgueiros, adjunto da selecção durante o Mundial de 2002, adjunto do Benfica no tempo do Vale e Azevedo, director técnico do Toronto Croatia (aparentemente uma equipa profissional do campeonato canadiano); mas o ponto alto da carreira foi que desde de 2003 é (ou era, as informações divergem e poderá não ser bem desde 2003, na realidade não interessa muito, porque o importante é o que está escrito a seguir a este parêntesis) o seleccionador das Ilhas Maldivas! Agora pensem, Ilhas Maldivas: sol, praia, calor, tsunamis.. mas ele conseguiu criar uma equipa e ganhar os dois jogos de qualificação contra a toda poderosa Mongólia por 1-0 fora (em Ulan Gator, capital da Mongólio num clima complicadíssimo com temperatura de 20º negativos; agora pensem Maldivas e 20º negativos alguma ligação? os mongóis devem ser mesmo piores que maus!) e na volta com uma vitória de 12-0.. agora acabou e por isso digo, que o Neca é o maior! OH Neca és o maior!

Mas vou-vos falar sobre a Mongólia dado que me lembrei de ir ao Google Earth descobrir mais sobre este país imenso e lá só chama a atenção para uma cidade, precisamente Ulan Gator que parece mais pequena que um feijão.. exagero! vá! uma batata, mais que pequeno que o próprio aeroporto assim sim... Mas para quem gostar de aventura e vistas inóspitas creio que será um lugar a visitar, e aconselho o site http://www.ub-mongolia.mn/ para quem quiser saber mais (alguém quererá e isto será considerado serviço público?). Mas a Mongólia tem algo de interessante para contar, há uma personagem na história mundial que liderou este povo, que não é bem um povo e sim um conjunto de tribos, numa conquista pela Ásia fora e que chegou à Europa. Falo pois de Genghis Kahn que conquistou Pequim, rodeando a muralha da China, levantada inicialmente para proteger de invsaões mongóis: foi o que se viu, destruindo completamente no séc XII a cidade mais rica do mundo. Esta orda, eram assim conhecidos, chegaram às margens do Danúbio já na Europa mas depois voltaram para trás nunca consegui a entender porquê, mas possivelmente pela mesma causa de todos os outros grandes conquistadores: o homem morreu-se-lhes...

Isto sim é serviço público!

5 Comments:

Blogger keki said...

o professor neca é dos melhores...
k historia d vida comovente...fikei ca lágrima no canto do olho...
****

1:50 da tarde  
Blogger keki said...

tás a fazer intervalo na queima???

n ias escrever todos os dias?

4:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Coitado do Neca...

PENA O GRANDE LEIXÕES NÃO TER SUBIDO :(

3:34 da tarde  
Blogger Ric said...

quem devia ter subido era o leixões!! mas é bem feito porque mandaram embora o Rogério Gonçalves!...

ele é que é o maior!! Não só porque é (quase) meu vizinho, já treinou o Lanheses, o Limianos e o Vianense, como ainda é amigo do meu cunhado!!

isso sim, é prestígio!!...

mas o Neca também é dos meus favoritos!!...

10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caguei po Rogerio, viva o Leixões... o rogério metia a equipa toda a defesa

3:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home