03 janeiro 2006

AC o manda chuva...

De partida peço desculpa a quem é fã desta lenda da música portuguesa... quer dizer eu vou dizer bem dele, o Bossak é para mim o rei (actualmente!) e a gasosa que faz o país andar para a frente, usando palavras do próprio com uma ligeira (subentenda-se enorme) alteração minha.
Falo do Boss AC o verdadeiro artista, o poeta, a voz, o criador de sonho, o que transmite por palavras aquele que todos nós pensamos (ou não!! grande cliché... perdoem-me!) Acreditem que foi só no Verão que tomei conhecimento do Artista (chamar-lhe-ei assim doravante) na mítica música Hip-Hop (sou eu e és tu) que se tornou um mito e ascendeu a categoria de som das férias. O ritmo remisturado no pc (num programa manhoso provavelmente) a poesia: Boss AC sou eu e és tu! Eu? Eu sou o Zemixx, não o Boss AC! Enfim... enfim... Vou postar aqui a letra da música: essa que me moveu durante o Verão e me fez pagar 15€ para o ver ao vivo; o meu primeiro concerto de hip-hop ao vivo: diria que memorável, mas não obrigatoriamente pelas boas razões.

HIP HOP (sou eu e és tu)

Sabes quem é YO!
AC o manda-chuva YA!
Sente a vibe...

A inveja é um sentimento muito feio (até aqui tudo bem.. é um bom começo)
Mete na cabeça que não tou aqui a competir num torneio
Não é andar aos empurrões para ver quem chega primeiro
Ser verdadeiro, não é imitar o que vês na tv o dia inteiro
Não é por eu ter contrato, que és mais real do que eu
Tu não sabes metade do que já me aconteceu
(pois não... não recrimines ninguém porque tu também não contas...toma!!!)
Hip Hop não é banda sonora de um crime
E se pensas que ser thug impressiona, enganas-te deprime
Se pensas que para chamar a minha atenção tens que falar mal de mim
Enganas-te outra vez porque eu não funciono assim
Hip Hop é dar propz a quem quer que os mereça
(propz?)
Hip Hop é ouvir este granda beat e abanar a cabeça
Breakdance, Graffiti, DJ, MC
Beatbox, street wear, rimar no m.i.c.
(m.i.c.? isso realmente é uma maneira muito fashion de dizer
microfone, porque também não cabia na rima... isso é muito pouco hip-hop é muito Cascais)
A discoteca a deitar por fora, o people com as mãos no ar
O DJ a mixar a pôr a tropa a dançar

refrão - Hip Hop don’t stop, traz a tua crew a festa é aqui

DJ, B-Boy, ouvinte ou mc, Hip Hop sou eu e és tu
Hip Hop don’t stop, põe as mãos no ar, sente o beat
Throw your hands up and move your feet
Boss AC sou eu e és tu

Hip Hop é a gasosa que me faz andar
É o Sol lá em cima á noite é o meu luar
É a razão yo de eu estarmos aqui
Hip Hop é usar um nome que não estava no B.I.
(de certeza que se quisesses arranjarias um nome melhor que Boss AC)
Vestir XL usar chapéus ao contrário (eu cá chamo azeiteiro)
Hip Hop é usar palavras que não vem no dicionário (depois dizem que a língua portuguesa está pelas ruas da amargura.. já viste a quantidade de pontapés na gramática que deste?)
É acordar ás tantas para fazer um ganda beat
È copiar os passos de dança do Beat Street
Dizer o que mais ninguém diz
É não ter dinheiro mas mesmo assim ser feliz
É ouvir um som e ficar tipo em transe
É uma definição que não está bem ao nosso alcance
(congratulo-te pois tentas explicar... ou não!)
É passar numa rua e deixar lá um tag (lixo urbano)
Hip Hop é desafiar o MC que se segue
É modo de vida, modo de ser, modo de estar
Hip Hop é o que sou e o que sou vou continuar...

refrão

Hip Hop é teres o direito de discordar do que quiseres
E não é menos Hip Hop só porque falas de mulheres
De certa forma Hip Hop é estar na política
(são famosíssimos os partidos de hip-hop! o PPHH.. maybe)
Não aceitar tudo calado, é desenvolver consciência crítica
O som que analisa, critica, contesta
Não te esqueças que Hip Hop também é festa
Ritmo e poesia é o que nos caracteriza
E quem não sabe dançar improvisa

Bem é por estas e por outros que o acho um Artista. É não dizer coisa de jeito, aproveitar um beat do PC e lançar cd's e ganhar uma fortuna, ter uma voz banal e ser considerado um ícone, um exemplo da música portuguesa.. Mas agora meus queridos leitores vocês deveriam perguntar: e o meu primo Pedro Abrunhosa? Ele tem realmente uma voz merdosa, mas é um poeta mesmo, quem não gosta: são opiniões, mas os versos do AC não é poesia.. é rimar por rimar: para isso ele tem jeito e muito! Não é poesia, não é voz e de certeza que não é o ritmo... ainda tenho de pensar o que será que é assim especial nele...

Bem esta prelecção já vai longa e como normal sem qualquer lógica, afinal de contas é o meu blogue, o sítio onde toda as coisas que me passam pela cabeça vêm parar. Oxalá gostem! Em baixo está o que para mim é o Poema. Não há nenhum com a qualidade deste escrito, a sinceridade, a proximidade com a realidade em que ele: o Artista expressa a sua devoção por uma rapariga que acabou de conhecer e não fala: deve ser por ser muda, porque se ouvisse a merda que ele tava para lá a dizer ia-se embora de certeza e mandava-o à merda. O Poema é singelamente chamado Boa Vibe... Assim deixo-vos, desta vez sem comentários: deixo-vos pensar por vocês o quão ridiculo ele é: é romântico, mas rídiculo... é muito bom... é o Artista!

BOA VIBE

Senti a tua vibe acho que podes sentir a minha
vim falar contigo porque vi-te aqui sozinha
tás em linha? Espero que esteja tudo bem contigo
Será que há espaço para mais um amigo
Não tou aqui para engatar , apenas falar
tar contigo a chillar ,podemos conversar,
se não quiseres no stres, é normal
deves ouvir tanto coro quase nenhum original
esquece isso conta coisas , fala-me de ti
,como é que te chamas?eu sou o ac
acredita gosto de uma boa conversa
Não penses a minha mente é perversa
Posso saber quantos anos tens ou é indelicado?
Não me peças para adivinhar porque bato sempre ao lado
a empatia é mutúa e a vibe é natural o teu sorriso
é um bom sinal

Acreditas no destino e que tudo pode mudar num momento?
sabes o que queres ou segues ao sabor do vento?
tens tempo ou tens algum compromisso?
ainda vives com os teus pais ou nem por isso
qué que fazes? estudas? trabalhas?
preferes saltos altos ou calções e sandálias
quando sais á noite vais onde ,onde é que páras?
saía muitas vezes mas agora são raras
acreditas nos signos? qul e pra ti o made zodìaco?
qual é para ti o maior afrodisíaco?
sinto o teu style, o teu look
deixas-me tonto sem me tocar, qual é o truque? é boa vibe

Ainda bem que não fumas eu também não
gostas mais de comédias ou de filmes de acção?
fica com o meu nº gostava de ver outra vez
estar contigo outra vez, o qué que prevês? talvez?
se não for o que foi, tiver que ser tem que ser
sem forçar deixar o vibe acontecer,
é bom saber que temos coisas em comum
espero não ser apenas mais um
é engraçado sinto-me bem ao pé de ti
queres ir dar uma volta e andar por aì?
parece que já nos conhecemos há bué nem sei porquê a vibe é
qualquer coisa que se sente e não se vê ,
mesmo sem querer , tu seduzes
posso dar-te boleia ou conduzes?
queres comer qualquer coisa? tás com fome?
boss-ac@boss-ac.com o meu mail,
manda-me uma fotografia espero que nao te esqueças deste dia
vou ficar a espera do teu telefonema
liga para irmos ao cinema
e um dia destes quem sabe...
(referao)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Simplesmente fenomenal :'))))))))
ao inicio pensei que tavas mesmo a falar a sério e que gostavas do animal! mas a seguir a 1ª letra, percebi! Pa...mesmo fixe! finalmente alguem que role na net alguma coisa contra estes palhaços do ipópe! Odeio o estilo, e principalmente os que aparecem nos morangos com açucar! coincidencia ou nao....mas sao os que oiço mais quando estao a ver a novela, e para alem das musicas, a letra é horrivel! todos os que gostam do hip hop dizem que as letras falam é dos problemas e nao sei que...nao vejo nada tambem!
zemmix..muito bem man :) continua! espero religiosamente pelo teu proximo post ^^

9:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pah eu so digo ke se os mens do hip-hop lem isso ke escrevestes estas bem f**... phr them imo HAHAHAHAHAHAHAHAHAH

9:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home